Moscou, Rússia, 17 de junho de 2024 (Agência de Notícias Tass) – Um alto funcionário do Kremlin informa que uma cúpula entre o presidente russo Vladimir Putin e o ditador norte-coreano Kim Jong Un é esperada para quarta-feira (19).
Putin provavelmente chegará a Pyongyang na noite de terça-feira (18), de acordo com o funcionário.
Será a primeira visita de Putin à Coreia do Norte em 24 anos. A Rússia aparentemente busca fortalecer os laços militares com a Coreia do Norte, à medida que sua invasão da Ucrânia se arrasta.
A cúpula ocorre em meio a tensões crescentes na península coreana, com a Coreia do Norte intensificando seus testes de mísseis balísticos e ameaçando retomar seus testes nucleares.
A Rússia tem se aproximado de Pyongyang desde que foi amplamente isolada pelos países ocidentais por sua invasão não provocada da Ucrânia em fevereiro de 2022.
Analistas dizem que Moscou está buscando o apoio da Coreia do Norte em sua guerra contra a Ucrânia, enquanto Pyongyang deseja o reconhecimento da Rússia como uma potência nuclear de fato.
A visita de Putin também ocorre poucos dias após a histórica cúpula entre os líderes da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, Yoon Suk Yeol e Joe Biden, respectivamente, em que reafirmaram sua aliança de segurança.
- Panamá não renovará acordo com China sobre iniciativa global - 4 de fevereiro de 2025 3:38 am
- Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente do Panamá - 4 de fevereiro de 2025 3:26 am
- Programa Sons do Brasil 510 destaca carreira de João Ormond - 3 de fevereiro de 2025 3:21 pm