Seul, Coreia do Sul, 4 de junho de 2024 – Agência de Notícias Yohap – O governo sul-coreano decidiu suspender totalmente um acordo militar destinado a amenizar as tensões com a Coreia do Norte. O pacto foi assinado pela administração sul-coreana anterior em 2018.
Durante a reunião do gabinete na terça-feira (4), o governo decidiu suspender o pacto até que a confiança mútua seja restaurada. Posteriormente, o presidente Yoon Suk-yeol endossou a decisão.
A medida segue as recentes ações provocativas da Coreia do Norte. O país enviou enormes balões cheios de lixo e excrementos para o Sul e tentou interferir nos sinais de GPS no Mar Amarelo, na costa oeste da Península Coreana, desde o final do mês passado.
Fontes do Ministério da Defesa da Coreia do Sul afirmam que planejam retomar os treinamentos militares próximos à linha de demarcação que separa as duas Coreias e em áreas ao redor das ilhas.
Elas também afirmam que estão prontas para reiniciar as transmissões de propaganda por alto-falante em direção ao Norte a qualquer momento, dependendo da situação.
A Coreia do Norte ainda não reagiu desde que o Sul confirmou sua intenção de suspender o pacto na segunda-feira. Mas mais provocações por parte do Norte são prováveis após a decisão oficial de Seul.
Um grupo de desertores norte-coreanos na Coreia do Sul diz querer enviar balões ao Norte carregando panfletos críticos ao líder norte-coreano Kim Jong Un.
Fontes do Ministério da Unificação da Coreia do Sul dizem que o ministério não vai pedir restrição sobre o assunto.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am