Noumea, Nova Caledônia, 6 de junho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – A companhia aérea da Nova Caledônia, Aircalin, anunciou que retomará gradualmente os voos comerciais após tumultos mortais na capital, Noumea, que paralisaram o principal aeroporto do país por semanas.
Autoridades do Aeroporto Internacional de Tontouta informaram que alguns voos domésticos e internacionais estão sendo retomados, mas o aeroporto permanece fechado ao público. Elas aconselham os passageiros a se dirigirem a outro aeroporto, a cerca de 50 quilômetros de distância, e pegarem um transporte até o aeroporto principal, já que o acesso ao Aeroporto de Tontouta ainda não está totalmente seguro.
O governo francês enviou forças de segurança para conter a violência mortal em Noumea há três semanas. Dezenas de barricadas erguidas por manifestantes foram desmontadas, mas alguns obstáculos ainda bloqueiam as principais estradas.
A violência eclodiu no mês passado após o parlamento francês tentar conceder direitos de voto aos cidadãos franceses na Nova Caledônia. O povo indígena Kanak teme que isso impeça que suas vozes sejam plenamente ouvidas e vá contra sua ambição de independência.
O partido pró-independência da Nova Caledônia pediu, em carta aberta ao presidente francês Emmanuel Macron, na segunda-feira (3), que ele abandone a reforma eleitoral. O partido também sugere que o problema das barricadas persistirá a menos que os “ativistas mobilizados nos bloqueios” sejam convencidos de progresso.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm