Bogotá, Colômbia, 10 de junho de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – A Colômbia anunciou que suspenderá as exportações de carvão para Israel devido às operações militares do país na Faixa de Gaza.
O presidente Gustavo Petro disse nas redes sociais no sábado (8) que as exportações serão suspensas até que Israel pare seus ataques contra civis em Gaza.
A Colômbia é um dos principais exportadores de carvão para Israel. O governo colombiano afirma que o carvão representou 90% das exportações do país para Israel entre janeiro e agosto do ano passado.
A Colômbia viveu um conflito interno envolvendo grupos guerrilheiros de esquerda que durou mais de meio século. Israel forneceu assistência militar, e os dois países desenvolveram laços estreitos.
Petro se tornou o primeiro presidente de esquerda da Colômbia em 2022.
Ele tem criticado repetidamente a administração do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. No mês passado, anunciou que a Colômbia romperia relações diplomáticas com Israel.
Governos de esquerda em outras nações latino-americanas também tomaram medidas para rever suas relações com Israel. No ano passado, a Bolívia rompeu laços diplomáticos com o país do Oriente Médio, e o Chile convocou seu embaixador.
A suspensão das exportações de carvão pela Colômbia representa uma nova tensão nas relações com Israel, em meio à crescente condenação internacional aos ataques contra a população civil palestina em Gaza.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm