23.2 C
Kóka
domingo, 2024/09/08  12:46
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

China ausente da próxima cúpula de paz da Ucrânia na Suíça

Pequim indica que não participará da cúpula de paz da Ucrânia na Suíça em junho.

Pequim, China, 1 de junho de 2024 (Agência de Notícias Xinhua) – O Ministério das Relações Exteriores da China indicou que o país não participará de uma cúpula de paz da Ucrânia programada para ocorrer na Suíça em junho.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy solicitou aos Estados Unidos e a China para se juntarem à conferência para concretizar seu plano de paz. A Rússia está instando os países a não participarem.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, falou em uma coletiva de imprensa na sexta-feira (31). Ela afirmou que a China tem mantido uma comunicação próxima com a Suíça e defende que a reunião deve ocorrer sob certas condições. Isso inclui o reconhecimento da conferência tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia e discussões justas de todos os planos de paz.

Mao acrescentou que as condições apresentadas pela China provavelmente não serão atendidas, e que o arranjo da reunião difere das propostas da China e das expectativas da comunidade internacional. Ela observou que seria difícil para a China participar.

A porta-voz disse que a China já transmitiu suas preocupações às partes relevantes.

Pequim negou fornecer apoio militar à Rússia, mas vem fortalecendo laços com Moscou em meio às tensões com os Estados Unidos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)