Singapura, Singapura, 3 de junho de 2024 – Agência de Notícias NHK. Chefes de defesa do Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul discutiram preocupações regionais de segurança compartilhadas e medidas para implementar a cooperação trilateral nessa área.
O Ministro da Defesa do Japão, Kihara Minoru, o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o Ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, realizaram conversações por cerca de uma hora no domingo (2) em Singapura.
Os três líderes emitiram uma declaração conjunta após a reunião.
Eles expressaram preocupação com a tentativa da Coreia do Norte de lançar um satélite militar em 27 de maio e concordaram em instar Pyongyang a cessar imediatamente todas as atividades desestabilizadoras.
Os líderes de defesa decidiram intensificar a cooperação realizando novos exercícios trilaterais neste verão em múltiplos domínios, incluindo forças terrestres, marítimas e aéreas.
Eles também decidiram conduzir um exercício trilateral de mesa-redonda para discutir como responder a questões de segurança regional.
Concordaram em institucionalizar a cooperação em segurança trilateral, incluindo compartilhamento de informações e exercícios trilaterais, para contribuir com a paz e estabilidade na região do Indo-Pacífico.
Os três oficiais reafirmaram que “se opõem fortemente a quaisquer tentativas unilaterais de mudar o status quo nas águas do Indo-Pacífico”, tendo em mente as crescentes atividades marítimas da China.
Eles concordaram sobre a importância da paz e estabilidade no Estreito de Taiwan e apelaram pela resolução pacífica das questões entre os dois lados do estreito.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am