Tel Aviv, Israel, 12 de junho de 2024 (Agência de Notícias API) – O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, instou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e líderes da oposição a concordarem com um cessar-fogo com o grupo palestino islâmico Hamas.
Após se reunir com Netanyahu em Israel na segunda-feira (10), Blinken se encontrou no dia seguinte com o ex-ministro da Defesa Benny Gantz, que renunciou ao gabinete de guerra do país, e com o líder do maior partido da oposição, Yair Lapid. Blinken pressionou-os a avançar com negociações com o Hamas.
Os EUA revelaram um plano de três fases proposto por Israel, que inclui um cessar-fogo de seis semanas e a libertação de todos os reféns detidos pelo Hamas.
Depois das reuniões com os oficiais israelenses, Blinken disse a repórteres que Netanyahu reafirmou seu compromisso com a proposta. Blinken também afirmou que agora “depende de uma pessoa”, instando um líder do Hamas em Gaza a aceitar o acordo de cessar-fogo.
Mas permanece um grande abismo entre Israel e Hamas, deixando incerto se os dois lados em guerra podem chegar a um compromisso. Israel visa eliminar o Hamas, enquanto o Hamas exige um cessar-fogo permanente.
O exército israelense atacou as cidades sulistas de Rafah, a cidade de Gaza ao norte e outros locais na terça-feira (11).
Reportagens da mídia palestina dizem que ataques aéreos israelenses destruíram edifícios na Cidade de Gaza, deixando um número de pessoas mortas ou feridas sob os escombros. As autoridades de saúde pública do enclave disseram que 37.124 pessoas foram mortas desde o início do conflito em outubro.
O exército israelense disse que quatro de seus soldados foram mortos em uma explosão por explosivos plantados em um prédio durante uma operação em Rafah na segunda-feira (10).
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm