Paris, França, 8 de junho de 2024 (EFE) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu desculpas ao seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, pelos atrasos na ajuda militar americana para combater a agressão russa.
Os dois líderes se encontraram em Paris na sexta-feira (7), à margem de eventos que comemoram o 80º aniversário do Dia D.
Biden disse que o Congresso dos EUA “teve problemas para aprovar o projeto de lei” porque os republicanos “mais conservadores” estavam “atrasando” a medida.
Ele ressaltou que os americanos ainda estão “ao lado” do povo ucraniano e elogiou sua resiliência diante da agressão russa. Os EUA são, de longe, o maior fornecedor de apoio bélico à Ucrânia.
Biden aproveitou a ocasião para anunciar seu sexto pacote de ajuda, no valor adicional de 225 milhões de dólares, que inclui sistemas de defesa aérea, artilharia e armas antitanque.
Zelenskyy agradeceu a Biden e apelou por apoio bipartidário dos EUA, dizendo que é “muito importante que todo o povo americano fique com a Ucrânia, assim como foi durante a Segunda Guerra Mundial”, quando os EUA ajudaram a salvar vidas humanas e a Europa.
Biden e Zelenskyy se encontrarão novamente na próxima semana em uma cúpula do Grupo dos Sete (G7) na Itália. Espera-se que os líderes discutam formas de usar ativos russos congelados para fornecer mais fundos à Ucrânia.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am