Paris, França, 2 de junho de 2024 (Agência de Notícias EFE) – As autoridades francesas anunciaram a prisão de um cidadão checheno suspeito de planejar um ato de terrorismo contra um local dos Jogos Olímpicos de Paris.
O ministério do Interior divulgou na sexta-feira que os serviços de segurança do país prenderam um homem checheno de 18 anos na cidade de Saint-Étienne, no centro da França.
Segundo o ministério, esta foi a “primeira tentativa de ataque frustrada contra os Jogos Olímpicos.”
Oficiais do ministério informaram que o suspeito foi inspirado pelo extremismo islâmico e planejava atacar espectadores e forças de segurança em um estádio de futebol na cidade, com a intenção de morrer como mártir.
O governo francês elevou o nível de alerta de terrorismo ao mais alto grau em todo o país em março, após um ataque que se acredita ter sido realizado pelo grupo militante Estado Islâmico nos arredores de Moscou.
Alguns dos eventos olímpicos começarão em 24 de julho, antes da abertura oficial dos Jogos, e também serão realizados em cidades além da capital.
O ministro do Interior, Gérald Darmanin, afirmou que a trama terrorista mostra que “devemos sempre permanecer atentos em Paris, obviamente, mas em todo o território nacional.”
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm