-0.7 C
Kóka
quinta-feira, 6 fevereiro, 2025 1:48: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ataques a igrejas e sinagoga deixam mortos no Daguestão, Rússia

Autoridades investigam atos terroristas em duas cidades da república russa.

Makhachkala, Daguestão, Rússia, 24 de junho de 2024 – Agência de Notícias TASS – Ataques armados contra duas igrejas ortodoxas, uma sinagoga e um posto policial nas cidades de Makhachkala e Derbent, na república russa do Daguestão, deixaram mortos e feridos na noite deste domingo (23).

O Comitê Nacional Antiterrorismo da Rússia informou que, de acordo com dados preliminares, um padre ortodoxo e policiais foram mortos nos ataques. Gayana Gariyeva, porta-voz do Ministério do Interior do Daguestão, relatou que seis policiais morreram e outros 12 ficaram feridos.

Em Derbent, um padre de 66 anos, identificado como Nikolai Kotelnikov, foi morto. Ele havia servido na cidade por mais de 40 anos. A Guarda Nacional da Rússia também confirmou a morte de um de seus oficiais em Derbent, com vários outros feridos.

Boruch Gorin, presidente do conselho público da Federação das Comunidades Judaicas da Rússia, informou que as sinagogas em Derbent e Makhachkala foram incendiadas. Em Derbent, os bombeiros foram orientados a deixar o local devido ao risco de terroristas ainda estarem dentro do edifício.

O líder do Daguestão, Sergei Melikov, declarou que “desconhecidos tentaram desestabilizar a situação na sociedade” e foram confrontados pela polícia local. O Comitê Investigativo da Rússia abriu investigações criminais por “atos de terror”, enquanto a busca pelos atiradores continua.

Os ataques ocorreram no domingo de Pentecostes, um feriado religioso na Igreja Ortodoxa Russa. O Daguestão, uma região predominantemente muçulmana da Rússia, faz fronteira com a Chechênia e tem histórico de conflitos e atividade militante.

Em abril, o serviço de segurança russo FSB prendeu quatro pessoas no Daguestão suspeitas de planejar o ataque ao salão de concertos Crocus City Hall em Moscou, ocorrido em março e reivindicado pelo Estado Islâmico. A região tem sido fonte de militantes que se juntaram ao grupo terrorista na Síria.

Estes ataques ressaltam as tensões religiosas e étnicas persistentes na região do Cáucaso Norte, bem como os desafios contínuos que as autoridades russas enfrentam para manter a segurança em áreas com histórico de insurgência e extremismo.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img