9.9 C
Kóka
sexta-feira, 8 novembro, 2024 1:05: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ataque com drones do Hezbollah fere 11 pessoas no norte de Israel

Ataque com drones carregados de explosivos atinge a cidade de Hurfeish, próxima à fronteira com o Líbano, deixando um ferido em estado crítico.

Hurfeish, Israel, 6 de junho de 2024 – Times of Israel – Pelo menos 11 israelenses ficaram feridos, um deles em estado crítico, em um ataque reivindicado pelo Hezbollah com drones carregados de explosivos no norte de Israel na quarta-feira (5), segundo informações do exército e dos serviços médicos.

As Forças de Defesa de Israel (Israel Defense Forces – IDF) informaram que estão investigando por que os alarmes não soaram quando pelo menos dois drones atingiram a cidade de maioria drusa de Hurfeish, localizada a poucos quilômetros da fronteira com o Líbano.

O grupo terrorista libanês Hezbollah assumiu a responsabilidade pelo ataque, afirmando que lançou vários drones explosivos contra uma posição militar na área. De acordo com avaliações militares iniciais, os dois drones impactaram em um intervalo de poucos minutos, com o segundo aparentemente mirando as equipes de resgate que chegaram para tratar os feridos do primeiro ataque. O Hezbollah já empregou essa tática várias vezes durante o conflito.

O grupo terrorista afirmou que o ataque foi uma resposta aos recentes ataques mortais das IDF no sul do Líbano, incluindo um ataque na terça-feira (5) em Naqoura, que resultou na morte de um membro do Hezbollah.

O diretor-geral do Magen David Adom, Eli Bin, informou ao Canal 12 que 11 pessoas foram feridas no ataque, incluindo uma em estado crítico. Três pessoas foram listadas em estado moderado e o restante com ferimentos leves, acrescentou Bin.

O Centro Médico da Galileia, em Nahariya, afirmou que sete vítimas foram levadas para o centro médico, três das quais estavam em estado moderado e quatro em boas condições. Outros dois israelenses levemente feridos foram levados para o Hospital Ziv em Safed.

Após o ataque, o exército anunciou que realizou ataques contra uma série de alvos do Hezbollah no sul do Líbano ao longo do dia. As IDF informaram que os alvos incluíam infraestruturas do Hezbollah em Naqoura e Matmoura, edifícios usados pelo grupo terrorista em Ayta ash-Shab e um posto de observação em Khiam. As tropas também bombardearam várias áreas no sul do Líbano com artilharia para “remover ameaças”, acrescentou o exército.

Desde o dia 8 de outubro, forças lideradas pelo Hezbollah têm atacado comunidades israelenses e postos militares ao longo da fronteira quase diariamente, com o grupo afirmando que está fazendo isso para apoiar Gaza no meio da guerra. O grupo terrorista tem usado cada vez mais drones carregados de explosivos, além de mísseis guiados anti-tanque e barragens de foguetes.

Até agora, os confrontos na fronteira resultaram na morte de 10 civis do lado israelense, além de 14 soldados e reservistas das IDF. Também ocorreram vários ataques vindos da Síria, sem feridos.

O Hezbollah nomeou 330 membros mortos por Israel durante os confrontos em andamento, principalmente no Líbano, mas alguns também na Síria. No Líbano, outros 62 operativos de outros grupos terroristas, um soldado libanês e dezenas de civis foram mortos.

Israel expressou abertura para uma solução diplomática para o conflito, mas ameaçou entrar em guerra contra o Hezbollah para restaurar a segurança no norte de Israel, onde dezenas de milhares de civis estão atualmente deslocados.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img