23.2 C
Kóka
domingo, 2024/09/08  12:11
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ANC da África do Sul perde maioria no parlamento pela primeira vez

Partido que governou por três décadas enfrenta novo cenário político após resultados das eleições gerais.

Pretória, Gauteng, África do Sul, 3 de junho de 2024 – Agência de Notícias NHK –  O partido governante da África do Sul, o Congresso Nacional Africano (African National Congress – ANC), que esteve no poder durante as últimas três décadas, perdeu a maioria dos assentos na Assembleia Nacional pela primeira vez.

A comissão eleitoral sul-africana anunciou os resultados das eleições gerais realizadas na última quarta-feira (29). Os resultados mostram que o ANC conquistou 159 dos 400 assentos na Assembleia Nacional, marcando a primeira vez que o partido não conseguiu assegurar a maioria em uma eleição nacional.

Em 1994, o ANC venceu as primeiras eleições democráticas da África do Sul, nas quais cidadãos de todas as raças puderam votar, levando Nelson Mandela a se tornar o primeiro presidente negro do país.

No entanto, o apoio ao partido tem diminuído devido à crescente frustração pública com a corrupção generalizada, uma economia estagnada e a piora na segurança.

O presidente Cyril Ramaphosa, que lidera o ANC, declarou: “Como líderes de partidos políticos, ouvimos as vozes do nosso povo e devemos respeitar suas escolhas e desejos.”

Espera-se que o ANC inicie negociações de coalizão com outros partidos, incluindo a Aliança Democrática, liderada por brancos, que conquistou o segundo maior número de assentos, e o terceiro maior partido, liderado pelo ex-presidente Jacob Zuma, que deixou o ANC.

Observadores afirmam que ainda não está claro se os partidos conseguirão chegar a um acordo sobre as condições para formar uma coalizão e garantir um governo estável.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)