Pretória, Gauteng, África do Sul, 3 de junho de 2024 – Agência de Notícias NHK – O partido governante da África do Sul, o Congresso Nacional Africano (African National Congress – ANC), que esteve no poder durante as últimas três décadas, perdeu a maioria dos assentos na Assembleia Nacional pela primeira vez.
A comissão eleitoral sul-africana anunciou os resultados das eleições gerais realizadas na última quarta-feira (29). Os resultados mostram que o ANC conquistou 159 dos 400 assentos na Assembleia Nacional, marcando a primeira vez que o partido não conseguiu assegurar a maioria em uma eleição nacional.
Em 1994, o ANC venceu as primeiras eleições democráticas da África do Sul, nas quais cidadãos de todas as raças puderam votar, levando Nelson Mandela a se tornar o primeiro presidente negro do país.
No entanto, o apoio ao partido tem diminuído devido à crescente frustração pública com a corrupção generalizada, uma economia estagnada e a piora na segurança.
O presidente Cyril Ramaphosa, que lidera o ANC, declarou: “Como líderes de partidos políticos, ouvimos as vozes do nosso povo e devemos respeitar suas escolhas e desejos.”
Espera-se que o ANC inicie negociações de coalizão com outros partidos, incluindo a Aliança Democrática, liderada por brancos, que conquistou o segundo maior número de assentos, e o terceiro maior partido, liderado pelo ex-presidente Jacob Zuma, que deixou o ANC.
Observadores afirmam que ainda não está claro se os partidos conseguirão chegar a um acordo sobre as condições para formar uma coalizão e garantir um governo estável.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm