Kiev, Ucrânia, 18 de maio de 2024 (Agência Ucraniana de Notícias) – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy instou os Estados Unidos e países europeus a fazerem mais para defender sua nação, propondo que caças da OTAN interceptem mísseis russos no espaço aéreo ucraniano.
Ele fez a proposta em uma entrevista na segunda-feira (20) ao New York Times, ressaltando que é para defesa, não para ataque à Rússia.
Zelenskyy disse: “Qual é o problema de envolver países da OTAN na guerra? Não há tal problema”. Ele então pediu que aviões da OTAN derrubem “o que está no céu sobre a Ucrânia”.
Em seguida, Zelenskyy se referiu à contínua ofensiva das forças russas na região ucraniana oriental de Kharkiv. Ele observou que as nações ocidentais não deram à Ucrânia permissão para usar armas fornecidas por eles para atacar dentro da Rússia.
Ele afirmou que o uso de armas para atingir alvos militares na Rússia é essencial para a defesa da área de fronteira.
Ele revelou que havia apelado a altos funcionários dos EUA para permitir que a Ucrânia disparasse mísseis americanos contra alvos militares na Rússia.
Em resposta, o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, disse na terça-feira (21) que as recentes declarações “histéricas” do lado ucraniano mostram “a posição extremamente desfavorável” das forças ucranianas nas linhas de frente.
Peskov acrescentou que, mesmo que o ritmo do apoio militar seja restabelecido, isso não ajudará o exército ucraniano a “mudar a dinâmica nas linhas de frente de forma alguma”.
- Estudantes Embaixadores da Paz de Hiroshima coletam assinaturas pela abolição de armas nucleares - 23 de dezembro de 2024 4:48 am
- Vietnã inaugura seu primeiro metrô com apoio do Japão - 23 de dezembro de 2024 4:43 am
- Kim Jong Un inaugura moradias para vítimas de enchentes - 23 de dezembro de 2024 4:37 am