5.3 C
Kóka
quarta-feira, 4 dezembro, 2024 5:46: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Xi promete ajuda adicional para Gaza e busca fortalecer laços com nações árabes

Presidente chinês faz oferta em reunião ministerial, vista como tentativa de aumentar influência no Oriente Médio.

Pequim, China, 30 de maio de 2024 (Agência Notícias Ásia) – O presidente chinês, Xi Jinping, prometeu uma ajuda adicional de 500 milhões de yuans, ou cerca de US$ 69 milhões, para Gaza em uma reunião ministerial com nações árabes.

A provisão é vista como uma tentativa de aumentar a influência da China no Oriente Médio, à medida que os Estados Unidos adotam uma postura pró-Israel.

Reunião com líderes árabes em Pequim
Xi falou na quinta-feira (30) na reunião de altos funcionários do Fórum de Cooperação China-Estados Árabes em Pequim. O presidente egípcio Abdel Fattah El-Sisi e o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, estavam entre os participantes.

Xi disse à reunião que a China trabalhará com os países árabes para tornar suas relações um modelo para manter a paz e a estabilidade mundiais. Ele indicou que Pequim quer fortalecer a cooperação em áreas como inteligência artificial, energia e comércio.

Apoio à solução de dois Estados
Sobre o conflito israelo-palestino, Xi disse que “a guerra não deve continuar indefinidamente” e que “o compromisso com a solução de dois Estados não deve ser abalado à vontade”.

Ele reafirmou o apoio da China ao estabelecimento de um Estado palestino independente. Xi prometeu a assistência adicional para ajudar a aliviar a crise humanitária em Gaza e apoiar a reconstrução pós-conflito.

A oferta de ajuda da China ocorre em meio a tensões com os EUA sobre Taiwan e outras questões, com Pequim buscando ampliar sua influência global.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img