Paris, França – 7 de maio de 2024 – O presidente chinês Xi Jinping iniciou conversações trilaterais com o presidente francês Emmanuel Macron e a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen.
Xi está em sua primeira turnê pela Europa em cinco anos. Na segunda-feira (6), ele foi recebido pelo presidente Macron no Palácio do Eliseu em Paris antes do início das discussões por volta das 11h.
Ao iniciar a reunião, Macron afirmou que a situação global atual requer mais do que nunca o diálogo entre a Europa e a China.
Xi disse que a China e a UE devem sustentar uma parceria sólida como as duas importantes potências mundiais. Ele afirmou que devem desenvolver relações estáveis e saudáveis e contribuir constantemente para a paz e prosperidade globais.
Após as negociações, von der Leyen disse aos repórteres que discutiram o que ela descreve como a distorção do cenário competitivo no mercado da UE pela China. Ela culpou a China por inundar o mercado com produtos chineses apoiados por subsídios do governo chinês e produzidos em massa.
A União Europeia visa reduzir os riscos em suas relações com a China, diminuindo a dependência de Pequim, enquanto mantém relações econômicas com o país.
Após uma cerimônia de boas-vindas mais tarde no dia, Xi e Macron terão uma reunião individual por volta das 16h.
Eles devem discutir as relações bilaterais e as situações na Ucrânia e no Oriente Médio.
Xi também fará paradas na Sérvia e na Hungria durante sua turnê europeia até sexta-feira (10).
Xi parece estar tentando fortalecer os laços com esses países europeus para manter Washington sob pressão.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am