Tóquio, Japão, 22 de maio de 2024 (Agência Meteorológica do Japão) – As autoridades meteorológicas japonesas afirmam que será mais quente que o normal em todo o país de junho a agosto.
A Agência Meteorológica anunciou uma previsão trimestral na terça-feira (21).
A agência prevê um verão quente devido ao ar quente e úmido fluindo para o Japão a partir da borda de um sistema de alta pressão no Pacífico. Ela acrescenta que o fim do fenômeno El Niño fortalecerá esse sistema de alta pressão.
Os meteorologistas dizem que em junho e julho, as temperaturas serão normais ou altas no norte do Japão. Eles esperam altas temperaturas no leste e oeste do Japão, bem como nas regiões de Okinawa e Amami. Em agosto, as temperaturas serão altas em todo o país.
A agência prevê que a precipitação será próxima do normal durante os três meses no norte e leste do Japão, e normal ou acima do normal no oeste do Japão, bem como nas regiões de Okinawa e Amami.
Ela diz que em junho, Okinawa e Amami, assim como o lado do Pacífico do oeste do Japão, terão precipitação normal ou acima do normal. A agência afirma que a estação chuvosa parece ter começado em Okinawa e Amami na terça-feira.
Em julho, os meteorologistas esperam tendências semelhantes para o oeste do Japão e a costa do Pacífico do leste do Japão. Para outras áreas, a agência diz que haverá precipitação normal em junho e julho.
Em agosto, ela espera precipitação próxima do normal em todo o país.
As autoridades alertam para temperaturas muito altas em agosto se um padrão de La Niña ocorrer. La Niña refere-se a temperaturas da superfície do mar mais baixas que o normal no Oceano Pacífico equatorial, próximo ao Peru.
O funcionário da agência, Tanaka Shotaro, diz que há 50% de chance de ocorrer La Niña neste verão, e o grau de calor dependerá das condições na zona tropical. Ele pediu que as pessoas tomem precauções contra insolação e chuvas fortes.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am