Kiev, Ucrânia – 21 de maio de 2024 – A Ucrânia anunciou que decidiu participar dos próximos Jogos Olímpicos de verão em Paris. Após a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de permitir que alguns atletas da Rússia e Bielorrússia participem como “neutros”, a Ucrânia havia sinalizado a possibilidade de boicotar os Jogos.
Em um comunicado na segunda-feira (20), o Ministério da Juventude e Esportes e o Comitê Olímpico da Ucrânia anunciaram a decisão de participar dos Jogos, que começam no dia 26 de julho.
O comunicado afirmou que participar dos Jogos é uma oportunidade para a Ucrânia demonstrar sua forte vontade e espírito. Disse que os atletas ucranianos competindo sob a bandeira nacional é uma manifestação de determinação. Acrescentou que o slogan da Ucrânia para os Jogos Olímpicos é “A Vontade de Vencer”.
Cerca de 100 atletas ucranianos já se qualificaram para os Jogos.
O governo ucraniano informou que pelo menos 450 atletas e treinadores do país foram mortos e mais de 500 instalações de treinamento e outras relacionadas ao esporte foram danificadas desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022.
O COI afirmou no ano passado que atletas com passaportes russos e bielorrussos que apoiam ativamente a guerra da Rússia na Ucrânia, ou que estão contratados pelas forças armadas e agências de segurança nacional da Rússia ou Bielorrússia, não são elegíveis para participar dos Jogos. Acrescentou que os elegíveis competirão como “Atletas Neutros Individuais”.
O governo da Ucrânia e o Comitê Olímpico do país afirmaram que continuam a se opor à decisão do COI.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm