6 C
Kóka
sexta-feira, 18 outubro, 2024 5:12: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tribunal de Hong Kong condena 14 ativistas pró-democracia sob nova lei de segurança nacional

Decisão é vista como supressão dos movimentos pró-democracia no território.

Hong Kong, China, 30 de maio de 2024 (Agência Notícias Ásia) – Um tribunal de Hong Kong condenou 14 ativistas pró-democracia que foram julgados por sua suposta violação da nova lei de segurança nacional do território.

Eles estão entre 47 ativistas, incluindo ex-legisladores pró-democracia, que foram acusados de subversão há três anos. Eles estariam envolvidos em eleições primárias extraoficiais realizadas em 2020 em Hong Kong antes de uma votação oficial para o Conselho Legislativo.

Na quinta-feira (30), muitas pessoas se reuniram no tribunal, pois o caso foi visto como uma medida em que os movimentos pró-democracia foram suprimidos no território.

14 condenados e 2 absolvidos
O tribunal proferiu sentença a 16 pessoas que se declararam inocentes das acusações. Ele apoiou a alegação dos promotores de que os réus tentaram forçar a renúncia do então chefe do executivo de Hong Kong, derrubando o orçamento e outras propostas após conquistar uma maioria legislativa.

O tribunal considerou 14 réus culpados, dizendo que eles tentaram minar as funções do governo de Hong Kong.

Duas pessoas foram absolvidas.

Penas podem chegar à prisão perpétua
Até o momento, 31 pessoas, incluindo o ativista Joshua Wong, se declararam culpadas no julgamento. Eles podem receber penas de até prisão perpétua.

Do lado de fora do prédio do tribunal, ativistas pró-democracia tentaram se reunir pela libertação dos réus. Mas desistiram após a polícia ordenar que deixassem o local.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img