Wabag, Província de Enga, Papua Nova Guiné, 28 de maio de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – Equipes de resgate na Papua Nova Guiné recuperaram seis corpos de um enorme deslizamento de terra que soterrou uma comunidade na sexta-feira (24). Os trabalhos de resgate e entrega de suprimentos de socorro foram dificultados no fim de semana devido a problemas de acesso ao local.
Imagens Mostram Esforços Manuais
Imagens filmadas no domingo (26) na província norte de Enga mostram moradores locais usando apenas pás e paus para localizar os desaparecidos. Maquinário pesado ainda não chegou ao local.
Serhan Aktoprak, chefe da Organização Internacional para Migrações no país, disse no domingo (26) que a comunidade, a cerca de 600 quilômetros a noroeste da capital, Port Moresby, está soterrada sob 6 a 8 metros de solo.
Esperanças Diminuindo
Ele afirmou que membros da equipe no local estimam que mais de 670 pessoas ainda estão soterradas, acrescentando que “as esperanças de salvá-las com vida estão diminuindo”.
O governo do país estimou o número de soterrados em 2.000 em uma mensagem enviada à ONU.
Desafios para o Resgate
O risco de novos deslizamentos de terra e uma série de conflitos tribais estão complicando os esforços de resgate.
A vizinha Austrália está considerando que assistência pode prestar em resposta aos pedidos da nação do Pacífico por ajuda da comunidade internacional.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am