33.1 C
Kóka
sábado, 2024/07/06  10:56
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Teste sanguíneo detecta Alzheimer em estágio inicial, confirmam pesquisadores japoneses

Análise de proteínas no sangue prevê acúmulo de amiloide no cérebro.

Tóquio, Japão, 24 de maio de 2024 (Agência Kyodo) – Pesquisadores japoneses afirmam ter confirmado que um teste de sangue pode prever o início da doença de Alzheimer com alta precisão.

O professor Iwatsubo Takeshi, da Universidade de Tóquio, e outros publicaram seus achados em uma revista médica internacional.

Sabe-se que um tipo de proteína anormal – a amiloide beta – se acumula nos cérebros de pacientes com Alzheimer muito antes que os sintomas comecem a aparecer.

Atualmente, o Alzheimer é diagnosticado por métodos que incluem exames de imagem cerebral.

Os cientistas realizaram uma análise detalhada do sangue de 474 indivíduos no Japão que não haviam desenvolvido a doença e compararam os resultados com o diagnóstico por imagens cerebrais.

Os cientistas dizem que foram capazes de prever o status da amiloide no cérebro com alta precisão por meio da análise sanguínea de duas proteínas – amiloide beta e tau fosforilada na treonina 217, ou p-tau217.

Eles afirmam que, ao adicionar outras informações, como a idade dos indivíduos, os testes sanguíneos mostraram uma taxa de precisão superior a 90% na previsão do acúmulo de amiloide.

O professor Iwatsubo disse que novos medicamentos para o Alzheimer foram recentemente aprovados para uso nos estágios iniciais da doença.

Ele diz que os futuros tratamentos provavelmente terão como alvo pessoas que ainda não desenvolveram Alzheimer, e testes sanguíneos que possam detectar a doença auxiliariam no tratamento precoce.