Taipei, Taiwan – 20 de maio de 2024 – Taiwan está se preparando para empossar Lai Ching-te como seu novo presidente nesta segunda-feira (20). O mundo está atento ao que ele dirá em seu discurso inaugural sobre os laços transversais, especialmente porque a China o vê como um separatista da independência de Taiwan.
Lai fará o juramento do cargo no escritório presidencial na manhã desta segunda-feira antes de proferir um discurso de posse do lado de fora do prédio, mais tarde, no mesmo dia.
Sua eleição ocorreu em janeiro, sucedendo a atual presidente, Tsai Ing-wen, que serviu dois mandatos consecutivos de quatro anos. Ambos pertencem ao Partido Democrático Progressista (DPP). A posse de Lai marcará a primeira vez que o DPP assumirá um terceiro mandato consecutivo.
Após sua vitória eleitoral, Lai afirmou em uma coletiva de imprensa que manteria o status quo nas relações de Taiwan com a China. Ele também expressou sua vontade de buscar o diálogo com a China, em vez de confronto, e promover trocas e cooperação transversais com confiança.
Enquanto isso, Pequim reivindica Taiwan como parte da China e exige que o novo líder de Taiwan faça uma escolha clara entre seguir a vontade do povo e adotar o caminho do desenvolvimento pacífico, ou ir contra a vontade popular e se envolver em provocações e confrontos. A resposta de Lai em seu discurso pode influenciar ainda mais as tensões entre Taiwan e China.
- JEBRA promove integração de brasileiros no Japão por meio do esporte - 5 de fevereiro de 2025 8:53 am
- Nevascas intensas atingem costa do Mar do Japão - 5 de fevereiro de 2025 8:31 am
- Aquecimento global pode aumentar nevascas em Hokkaido - 5 de fevereiro de 2025 8:24 am