Moscou, Rússia, 19 de maio de 2024 — Autoridades russas divulgaram que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 5,4% em termos reais em relação ao mesmo período do ano anterior no primeiro trimestre deste ano. Os dados preliminares foram divulgados pelo Serviço de Estatísticas do Estado, ou Rosstat, na sexta-feira (17).
O aumento ano a ano marcou o quarto trimestre consecutivo de crescimento econômico na Rússia. Alguns analistas atribuem esse crescimento à resiliência da economia russa, que sofreu uma contração de 1,2% em 2022, após a invasão da Ucrânia e as sanções econômicas impostas pelas nações ocidentais.
Em 2023, a economia russa expandiu-se anualmente em 3,6%. O professor assistente Nicholas Mulder, especialista em economia russa da Universidade Cornell nos EUA, citou a indústria de defesa da Rússia como um possível fator por trás do crescimento.
Ele afirmou: “Putin recentemente afirmou que até 500.000 novos trabalhadores foram atraídos para a indústria desde o início da guerra.”
Ele acrescentou: “À medida que ganham mais dinheiro, isso tende a se refletir em outros setores da economia.” O especialista sugeriu que o enorme volume de gastos militares necessários para a guerra provavelmente impulsionou temporariamente a economia.
O Fundo Monetário Internacional estima que o PIB da Rússia crescerá aproximadamente 3,2% ao ano neste ano. O crescimento econômico contínuo da Rússia gera discussões sobre o impacto de longo prazo e a estabilidade da economia do país em meio a desafios geopolíticos e sanções internacionais.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm