Washington D.C., EUA, 23 de abril de 2024 (Agência Reuters) – Os banqueiros centrais dos EUA decidiram manter as taxas de juros inalteradas, em meio a sinais de desaceleração no progresso contra a alta inflação.
Os formuladores de política do Federal Reserve (Fed) elevaram as taxas ao nível mais alto em mais de 20 anos. No entanto, na quarta-feira, pela sexta reunião consecutiva, eles decidiram mantê-las onde estão.
Falta de Progresso Adicional na Inflação
Em comunicado, os dirigentes do Fed afirmaram que enfrentaram “uma falta de progresso adicional” nas altas de preços e que precisam ter mais confiança de que a inflação está se movendo “de forma sustentável” em direção à meta de 2%.
Em coletiva de imprensa em Washington após a reunião, o presidente Jerome Powell disse: “Posso apenas dizer que, quando tivermos essa confiança, então cortes nas taxas estarão em perspectiva, e não sei exatamente quando isso será”. Ele acrescentou que reduzir os preços não está assegurado.
Economia Sólida e Mercado de Trabalho Forte
No entanto, Powell e seus colegas disseram que a economia se expandiu em um “ritmo sólido” e os ganhos de empregos “permaneceram fortes”. Eles acrescentaram que mudar as políticas muito cedo poderia reverter o progresso que fizeram.
O Fed busca um equilíbrio delicado entre conter a inflação e evitar uma desaceleração econômica acentuada. A decisão de manter as taxas estáveis reflete a cautela do banco central sobre dar o próximo passo em sua estratégia de aperto monetário.
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am
- Aumento de preços de alimentos no Japão afeta mais de 1.600 itens - 4 de fevereiro de 2025 8:14 am