Seul, Coreia do Sul, 26 de maio de 2024 (Agência Kyodo) – O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, parte para Seul neste domingo (26), para se encontrar com o premiê chinês, Li Qiang, e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol. Será a primeira cúpula dos líderes dos três países em quatro anos e meio. Também estão em andamento preparativos para uma reunião bilateral entre Kishida e Li.
Os três líderes realizarão a cúpula na capital sul-coreana na segunda-feira (27). Eles confirmarão a facilitação de intercâmbios humanos por meio de interações intercolegiais e turismo. Também podem designar 2025 e 2026 como anos de trocas culturais.
Espera-se que os líderes compilem uma declaração conjunta que resuma suas conversaçõess, como a cooperação nos setores econômico e comercial.
Antes da cúpula, Kishida tem programada uma reunião bilateral com Yoon no domingo (26). Eles, provavelmente, concordarão em ter comunicações mais próximas entre seus líderes e ministros.
Os dois líderes também devem buscar uma colaboração reforçada no tratamento da Coreia do Norte, que vem intensificando seu desenvolvimento nuclear e de mísseis.
Kishida também está organizando um encontro bilateral com Li. O primeiro-ministro japonês parece ansioso para reafirmar sua intenção de promover um “relacionamento mutuamente benéfico com base em interesses estratégicos comuns”.
Kishida deve buscar a remoção imediata da suspensão chinesa das importações de frutos do mar japoneses e delinear as posições de seu governo sobre outras questões bilaterais pendentes.
Espera-se que Kishida peça à China para resolver pacificamente as questões relacionadas a Taiwan por meio do diálogo. A China iniciou exercícios militares ao redor de Taiwan na quinta-feira (23).
Kishida retornará a Tóquio na segunda-feira (27).
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am