Paris, França – 6 de maio de 2024 – O presidente chinês Xi Jinping chegou a Paris, primeira parada de sua tour europeia que inclui ainda Sérvia e Hungria. A visita tem como destaque reuniões com o presidente francês Emmanuel Macron, agendadas para segunda-feira (6).
O Ministério das Relações Exteriores da China divulgou uma declaração escrita de Xi, expressando sua esperança de que a visita contribua para a consolidação da amizade de longa data entre China e França, e abra um futuro mais promissor para as relações bilaterais.
Esta é a primeira viagem de Xi à Europa em cinco anos. Além da França, ele também visitará Sérvia e Hungria até sexta-feira (10).
Xi e Macron devem discutir as relações bilaterais, especialmente à luz do 60º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos entre os dois países este ano.
Os líderes também devem trocar opiniões sobre as situações na Ucrânia e no Oriente Médio, entre outras questões de interesse mútuo.
Além disso, espera-se que Xi participe de reuniões trilaterais na França com Macron e a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para discutir as relações China-UE.
Macron planeja levar Xi Jinping aos Pirenéus, região montanhosa no sudoeste da França, na terça-feira (7), para mais conversações.
A China parece estar buscando fortalecer os laços com a França, uma das principais nações europeias com um caminho diplomático independente, numa tentativa de conter a influência dos Estados Unidos.
- Incêndio em hotel em Bangcoc deixa um japonês morto - 2 de janeiro de 2025 6:16 am
- Estrutura de concreto pode ter agravado acidente aéreo na Coreia - 2 de janeiro de 2025 6:04 am
- Agência anticorrupção da Coreia do Sul busca deter presidente - 2 de janeiro de 2025 5:54 am