Seul, Coreia do Sul – 10 de maio de 2024 (Reuters) – O presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol destacou nesta quinta-feira sua intenção de continuar promovendo melhores relações com o Japão, em uma coletiva de imprensa realizada um dia antes de marcar dois anos no cargo.
Yoon mencionou os laços bilaterais durante a conferência, afirmando que os dois países devem suportar o que for necessário e avançar na direção certa, reconhecendo ao mesmo tempo que várias questões pendentes e históricas podem representar obstáculos.
Afirmou que, ele e o primeiro-ministro japonês Kishida Fumio compartilham um sentimento de confiança mútua e o desejo de melhorar os laços bilaterais.
A oposição sul-coreana manteve sua maioria na eleição geral do mês passado. Alguns afirmaram que isso poderia levar a pedidos mais fortes no parlamento para revisar a política do país em relação ao Japão.
Yoon também destacou a baixa taxa de fertilidade da Coreia do Sul como uma emergência nacional e anunciou planos para criar um novo ministério para lidar com o problema.
A coletiva de imprensa presidencial foi a primeira realizada por Yoon desde agosto de 2022, quando ele completou seus primeiros 100 dias no cargo.
Alguns observadores atribuíram a derrota avassaladora do partido governante no mês passado ao estilo arbitrário de governança de Yoon.
Yoon provavelmente viu a coletiva de imprensa desta quinta-feira (9), como uma oportunidade de apresentar os planos de seu governo a um amplo público.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am