Pequim, China – 1º de Maio de 2024 – A agência de notícias estatal Xinhua da China informou na terça-feira (30), que o Partido Comunista decidiu realizar uma reunião chave de política econômica em Pequim em julho.
A reunião é conhecida como a terceira sessão plenária, pois é o terceiro encontro do Comitê Central do partido, que foi recém-organizado na convenção do partido realizada a cada cinco anos.
A terceira sessão estava prevista para ocorrer no último outono, já que normalmente acontece no ano seguinte à convenção do partido.
Observadores dizem que foi adiada porque o comitê estava levando tempo para elaborar medidas econômicas eficazes em meio a uma queda prolongada no mercado imobiliário e outros fatores negativos.
Sessões plenárias anteriores tomaram decisões políticas cruciais. A reunião em 1978 anunciou a mudança para reformas econômicas e um mercado aberto. Em 1993, proclamou o estabelecimento de uma economia de mercado socialista.
O panorama econômico da China está cada vez mais incerto, com condições severas de emprego e demanda doméstica estagnada, além do mercado imobiliário em crise.
A atenção estará focada em como a sessão responderá a essas questões.
- Cingapura convoca eleições gerais para 3 de maio - 17 de abril de 2025 3:40 am
- Favorito à presidência da Coreia do Sul quer diálogo com Japão - 17 de abril de 2025 3:32 am
- Fundo dos EUA propõe 12 novos diretores à Fuji Media - 17 de abril de 2025 3:26 am