Paris, França, 3 de maio de 2024 – A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) elevou sua projeção para o crescimento econômico global para 2024 para 3,1%, uma alta de dois décimos de ponto percentual em relação à sua projeção anterior, graças a uma queda mais rápida do que o esperado na inflação.
A OCDE divulgou seu mais recente Outlook Econômico antes da abertura de uma reunião do Conselho Ministerial da OCDE em Paris na quinta-feira (2).
A OCDE diz que a revisão em relação à projeção anterior em fevereiro se deve a uma queda mais rápida do que o esperado na inflação, bem como a um crescimento maior do que o projetado nos Estados Unidos e em muitas economias emergentes.
A OCDE também elevou sua projeção para o crescimento global no próximo ano em dois décimos de ponto percentual para 3,2%, com base na expectativa de que os principais bancos centrais começarão a reduzir as taxas de juros à medida que a inflação cai.
Com relação aos riscos de curto prazo para a economia global, a OCDE cita a possibilidade de que as tensões geopolíticas no Oriente Médio possam causar interrupções nos mercados de energia, o que pode levar a um ressurgimento da inflação.
A OCDE projeta que a economia japonesa crescerá 0,5% este ano, uma redução de meio ponto percentual em relação à sua previsão anterior.
No entanto, a OCDE afirma que a economia japonesa crescerá 1,1% no próximo ano, à medida que aumentos reais nos salários e cortes temporários de impostos planejados apoiem a demanda doméstica.
- Ministério intensifica fiscalização no setor de logística no Japão - 7 de novembro de 2024 2:28 pm
- Exposição de cortinas nupciais no Japão apoia região afetada por terremotos - 7 de novembro de 2024 1:31 pm
- Governo Lula deixa vacinas vencerem e incinera 10,9 milhões de doses em 2024 - 7 de novembro de 2024 12:19 pm