16.5 C
Kóka
sexta-feira, 20 setembro, 2024 11:36: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Netanyahu critica pedido de mandados de prisão do procurador do TPI

Primeiro-ministro israelense acusa promotor de criar "falsa equivalência moral".

Jerusalém, Israel, 22 de maio de 2024 (Agência Times of Israel) – O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu expressou forte oposição à decisão do procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) de buscar mandados de prisão contra líderes israelenses.

O procurador-chefe do TPI, Karim Khan, disse na segunda-feira (20) que está solicitando mandados de prisão para cinco pessoas, incluindo Netanyahu e o líder do Hamas na Faixa de Gaza, Yahya Sinwar.

Khan afirmou que pessoas de ambos os lados do conflito “têm responsabilidade criminal” por crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Em resposta, Netanyahu disse em uma mensagem em vídeo na segunda-feira: “O Sr. Khan cria uma torta e falsa equivalência moral entre os líderes de Israel e os capangas do Hamas”.

Aparecendo em um programa da ABC nos Estados Unidos na terça-feira (21) a partir de Israel, ele disse que Khan está “jogando gasolina nas chamas do antissemitismo que se espalham pelo mundo”.

O jornal israelense Haaretz informou na terça-feira que o governo israelense “tentará convencer o governo e o Congresso dos EUA a impor sanções ao TPI em resposta ao pedido do promotor”.

O Times of Israel disse: “Se os mandados forem concedidos pelos juízes do tribunal, Netanyahu se juntaria às fileiras do ditador russo Vladimir Putin”. O jornal prosseguiu dizendo que o impacto na “posição de Israel no mundo seria desastroso”.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img