Cingapura, 22 de maio de 2024 (Agência de Notícias Indonésia) – As principais nações do Sudeste Asiático desfrutaram de crescimento em seu Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2024. Porém, estão atentas ao risco de ressurgimento da inflação devido à desvalorização de suas moedas.
A Tailândia registrou um crescimento real do PIB de 1,5% entre janeiro e março, na comparação anual. O retorno de turistas estrangeiros após a pandemia impulsionou os lucros de hotéis e restaurantes.
O PIB do Vietnã subiu 5,6%, sustentado pelas fortes exportações de computadores e smartphones para os EUA.
A Indonésia, maior economia da região, viu um aumento de 5,1%. As Filipinas tiveram alta de 5,7%, enquanto a economia da Malásia expandiu 4,2% e a de Cingapura, 2,7%.
Com a inflação e o aperto monetário prolongados nos Estados Unidos, as nações do Sudeste Asiático estão vendo suas moedas perderem valor. A Indonésia elevou suas taxas de juros em abril pela primeira vez em seis meses para fortalecer a rúpia.
A depreciação cambial pode fazer a inflação disparar devido aos preços mais altos das importações, gerando impactos negativos de longo prazo nas economias.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm