Wajima, Ishikawa, Japão, 28 de maio de 2024 (Agência de Notícias NHK) – Autoridades da cidade de Wajima, na Prefeitura de Ishikawa, suspeitam que uma mulher de 70 anos possa ter morrido sozinha em uma casa temporária construída para desabrigados de áreas atingidas pelo grande terremoto do Dia de Ano Novo.
Autoridades municipais e da prefeitura dizem que este pode ser o primeiro caso de morte solitária em habitação temporária em Ishikawa. Mais de 4.000 unidades foram construídas lá após o terremoto.
Descoberta do Corpo
As autoridades da cidade disseram que o filho da mulher pediu à polícia na semana passada para acompanhá-lo em uma visita, pois ela não atendia suas ligações, e a encontraram morta. A causa da morte não é conhecida.
A mulher inicialmente se abrigou fora da cidade, mas depois se mudou para a casa temporária.
Últimos Registros de Vida
Quatro dias antes de ser encontrada morta, uma vizinha a viu tirando o lixo. Essa foi sua última aparição conhecida.
A cidade envia enfermeiras de saúde pública para visitar as casas temporárias, mas autoridades dizem não saber quando foi a última visita à residência dela e outros detalhes.
Prevenção de Mortes Solitárias
O funcionário da cidade de Wajima, Toshiharu Yamamoto, disse em uma coletiva regular que é lamentável que a morte tenha ocorrido em um momento em que a cidade está intensificando esforços para evitar mortes solitárias ou relacionadas a desastres.
Ele também afirmou que a cidade manterá um olhar mais atento sobre todos os desabrigados que vivem sozinhos e reforçará as funções comunitárias para evitar reincidências.
A cidade de Wajima planeja encarregar grupos privados para visitar as casas temporárias com mais frequência a partir de junho.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am