Yokosuka, Japão – 11 de maio de 2024 – O Ministro da Defesa do Japão, Kihara Minoru, declarou que fortalecerá as capacidades de segurança das instalações das Forças de Autodefesa após a divulgação de imagens aparentemente reais de um drone sobrevoando um navio da Força Marítima de Autodefesa (Maritime Self-Defense Force – MSDF).
As imagens foram postadas em um site de compartilhamento de vídeos chinês e em outras redes sociais em março. Elas aparentam mostrar o destroyer Izumo atracado na base da MSDF na cidade de Yokosuka, ao sul de Tóquio.
O Ministério da Defesa afirmou na quinta-feira (9), que o vídeo foi analisado e considerado autêntico.
Voos não autorizados de veículos aéreos não tripulados próximos e sobre bases das Forças de Autodefesa são proibidos por lei.
Falando a repórteres na sexta-feira (10), Kihara disse que leva os resultados da análise muito a sério, pois danos causados por drones a instalações relacionadas à defesa japonesa poderiam comprometer seriamente a segurança do país.
Ele afirmou que o ministério acelerará os esforços para introduzir equipamentos avançados para prevenir tais intrusões. Além disso, ele destacou que serão aprimoradas as capacidades de segurança das instalações das Forças de Autodefesa, por exemplo, realizando pousos forçados dessas aeronaves usando interferência de sinal, conforme permitido por lei.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am