Tóquio, Japão, 3 de maio de 2024 – A Ministra das Relações Exteriores do Japão, Kamikawa Yoko, realizou uma visita a três nações africanas para promover a cooperação econômica e reforçar a importância da construção de uma ordem internacional baseada no Estado de Direito.
Kamikawa visitou Madagascar, Costa do Marfim e Nigéria em uma turnê de cinco dias por economias emergentes na África, que terminou na quarta-feira (1).
Ela é a primeira chanceler japonesa a visitar Madagascar, uma nação insular no Oceano Índico. Ela se encontrou com seu homólogo Rasata Rafaravavitafika e confirmou que irão cooperar para realizar um Indo-Pacífico livre e aberto baseado no Estado de Direito.
Durante sua visita à Nigéria – um país rico em recursos naturais – Kamikawa e seu homólogo Yusuf Tuggar concordaram em promover a cooperação econômica, como assistência para startups nigerianas.
Kamikawa falou em uma coletiva de imprensa ao final de sua turnê africana. Ela afirmou que o Japão, junto com as nações africanas, trabalhará em medidas para realizar o desenvolvimento econômico, a paz e a estabilidade na África. Ela acredita que o dinamismo econômico sentido durante sua visita beneficiará a economia japonesa.
Kamikawa está programada para visitar Sri Lanka e Nepal em seguida, após participar de uma reunião da OCDE na França.
Sua turnê por nações africanas e asiáticas faz parte dos esforços do governo japonês para intensificar a cooperação com economias emergentes e países em desenvolvimento, coletivamente conhecidos como o Sul Global. O Primeiro-Ministro japonês, Kishida Fumio, tem prevista uma visita ao Brasil e ao Paraguai na América do Sul após a reunião da OCDE.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm