Joanesburgo, África do Sul, 30 de maio de 2024 (Agência Notícias África do Sul) – O povo sul-africano está votando em eleições gerais, com a maioria parlamentar do partido governante Congresso Nacional Africano (ANC) em jogo.
A votação começou na quarta-feira (29). A África do Sul realiza eleições gerais a cada cinco anos. Na maior cidade do país, Joanesburgo, muitas pessoas formaram filas em frente a uma seção eleitoral para votar no partido de sua preferência.
Fim do apartheid e domínio do ANC
Em 1994, a África do Sul aboliu o apartheid, um sistema extinto de segregação e discriminação contra a maioria não-branca sob o domínio da minoria branca.
Desde então, eleições democráticas têm sido realizadas no país, e o ANC está no poder há 30 anos.
Preocupações com corrupção e infraestrutura precária
Mas observadores dizem que a corrupção está disseminada nas organizações governamentais sob o longo domínio do ANC. Eles afirmam que a manutenção e gestão da infraestrutura básica não são devidamente conduzidas, resultando em frequentes apagões e interrupções no fornecimento de água.
Economia estagnada e insegurança crescente
A economia sul-africana está estagnada, com alto desemprego e preços em alta. O país também enfrenta uma piora na segurança, com assassinatos e outros crimes graves sendo frequentes.
Futuro do ANC em jogo
A mídia local relata a visão de que os votos que o ANC obterá nas eleições podem cair abaixo de 50% pela primeira vez em 30 anos, e o partido pode perder sua maioria parlamentar.
A eleição é vista como uma disputa importante que pode influenciar o futuro da África do Sul, um importante país membro entre as nações emergentes e em desenvolvimento, coletivamente conhecidas como Sul Global.
As seções eleitorais devem fechar às 21h no horário local de quarta-feira (29). A apuração dos votos deve levar vários dias.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm