Seul, Coreia do Sul – 14 de maio de 2024 – O líder do segundo maior partido de oposição da Coreia do Sul desembarcou nas Ilhas Takeshima no Mar do Japão.
A Coreia do Sul controla as ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês mantém que as ilhas são uma parte inerente do território do país. Afirma que a Coreia do Sul está ocupando-as ilegalmente.
O novo partido Rebuilding Korea Party conquistou 12 assentos nas eleições gerais de abril. É liderado pelo ex-Ministro da Justiça Cho Kuk, que chegou ao que a Coreia do Sul chama de Ilhas Dokdo na tarde de segunda-feira (13). Cho estava acompanhado de autoridades relacionadas.
Cho leu uma declaração afirmando que as ilhas são território da Coreia do Sul.
Ele também criticou as políticas do presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol em relação ao Japão.
Em abril, alguns membros do principal partido de oposição, o Partido Democrático, também foram nas ilhas. O partido, que conquistou a maioria nas eleições de abril, manifestou sua oposição às políticas do presidente Yoon em relação ao Japão. Disse que sua administração está fazendo muitas concessões ao país.
Após a visita de Cho às ilhas Takeshima, Namazu Hiroyuki, diretor-geral do Bureau de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do Ministério das Relações Exteriores do Japão, telefonou para a embaixada sul-coreana em Tóquio na segunda-feira (13).
Ele disse ao diplomata sênior Kim Jang-hyun que o desembarque foi realizado à força, apesar do pedido de cancelamento do Japão.
Namazu disse que o desembarque foi totalmente inaceitável e extremamente lamentável, afirmando que as ilhas são uma parte inerente do território do Japão, à luz de fatos históricos e com base no direito internacional.
A embaixada japonesa em Seul fez uma protesto similar ao Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am