3.7 C
Kóka
segunda-feira, 24 fevereiro, 2025 5:20: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Kishida se reúne com alto funcionário diplomático do Partido Comunista Chinês

Primeiro-ministro japonês expressa desejo de progredir na resolução de questões pendentes por meio do diálogo.

Tóquio, Japão, 30 de maio de 2024 (Agência Notícias Xinhua) – O primeiro-ministro japonês Kishida Fumio se reuniu com um alto funcionário do Partido Comunista Chinês. Kishida expressou seu desejo de progredir na resolução de questões e preocupações pendentes por meio do diálogo.

Kishida recebeu na quarta-feira (29) uma visita de cortesia de Liu Jianchao, chefe do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista Chinês. Liu está atualmente visitando o Japão a convite do principal partido governista Liberal Democrático e de seu parceiro de coalizão júnior, o Komeito. Ele é visto como uma figura importante que pode assumir um papel fundamental na diplomacia chinesa no futuro próximo.

Cooperação e resolução de pendências
Durante o encontro, Kishida disse esperar acelerar a cooperação em áreas em que trabalham juntos e resolver questões pendentes por meio do diálogo, de acordo com o objetivo mais amplo de expandir interesses comuns sob o “relacionamento mutuamente benéfico baseado em interesses estratégicos comuns”.

Em resposta, Liu se referiu à importância do diálogo bilateral e expressou seu compromisso de fortalecê-lo.

Importância dos intercâmbios entre partidos
Kishida também ressaltou a importância dos intercâmbios entre partidos para o desenvolvimento das relações Japão-China.

Liu respondeu que espera promover ainda mais os intercâmbios em várias áreas, inclusive entre partidos políticos.

Questões sensíveis abordadas
O Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista Chinês diz que Liu disse a Kishida que manter a estabilidade no Estreito de Taiwan é de interesse comum dos dois países e que o Japão deve aderir ao “princípio de uma única China” de Pequim.

Liu também teria se referido ao descarte de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi no oceano. Ele descreveu a água como “contaminada por material nuclear” e disse que questões tão sensíveis devem ser devidamente abordadas.

A usina nuclear sofreu um triplo derretimento durante o terremoto e tsunami de 2011. A água usada para resfriar o combustível derretido tem se misturado com chuva e água subterrânea. A água acumulada está sendo tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio. Antes de liberar a água tratada no oceano, a operadora da usina a dilui para reduzir os níveis de trítio a cerca de um sétimo do nível de orientação da Organização Mundial da Saúde para água potável.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img