Tóquio, Japão, 1º de maio de 2024 – O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, anunciou que não tem intenção de convocar eleições antecipadas após o Partido Democrático Constitucional, da oposição, conquistar todos os assentos na eleições no último fim de semana.
O principal partido governista, Partido Liberal Democrata, não apresentou um candidato em duas dessas circunscrições, mas perdeu a terceira na Província de Shimane.
Kishida afirmou na terça-feira (30), que um escândalo financeiro em ebulição está causando impactos. Ele disse: “A questão do financiamento político do PLD provou ser um fator importante durante a campanha eleitoral em Shimane. Sinto muito pela derrota — tanto para o candidato quanto para todas as pessoas locais que o apoiaram.”
O primeiro-ministro promete cumprir seus deveres, incluindo como presidente do PLD. Kishida afirma que trabalhará para restaurar a confiança pública por meio de reformas políticas e partidárias, além de enfrentar o aumento dos preços.
Os legisladores do PDC agora intensificarão a pressão sobre Kishida no Parlamento. Mas ele afirma não ter intenção de dissolver a Câmara Baixa.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm