Tóquio, Japão, 30 de maio de 2024 (Agência Notícias JAXA) – Uma gigante de telecomunicações japonesa diz que está planejando construir um sistema de comunicações na Lua. A KDDI espera iniciar os serviços em 2030, à medida que a exploração lunar ganha força em todo o mundo.
A empresa disse na quinta-feira (30) que construirá uma infraestrutura lunar para permitir comunicações de dados de alta velocidade entre astronautas e rovers.
Redes ópticas e de ondas de rádio até 2028
Até 2028, a KDDI pretende estabelecer redes ópticas e de ondas de rádio de alto volume conectando a Lua e a Terra.
O plano envolve o desenvolvimento de tecnologia para permitir que feixes de laser percorram a distância de 380.000 quilômetros entre a Terra e a Lua.
Desenvolvimento de robôs e parcerias
A empresa quer acelerar o desenvolvimento de robôs para construir uma estação base. A KDDI também fará parcerias com startups para lançar novos negócios espaciais.
O projeto Artemis, liderado pelos EUA, pretende enviar astronautas à Lua em 2026 ou mais tarde. EUA e Japão concordaram no mês passado que astronautas japoneses estarão entre os enviados à Lua.
Investimento crítico para monetização futura
Matsuda Hiromichi, diretor executivo da KDDI, diz: “Estou muito animado em ver astronautas japoneses pousarem na Lua. Onde quer que a humanidade vá, sempre haverá necessidade de boa comunicação. Pretendemos dar total apoio a esses esforços”.
Matsuda diz entender que o investimento prévio é crítico para monetizar futuros projetos de negócios espaciais.
- Trump corta verbas federais para Harvard - 16 de abril de 2025 1:41 pm
- Empresas chinesas impulsionam setor eletrônico na Rússia - 16 de abril de 2025 11:26 am
- Kumamoto se reergue após terremotos e atrai turistas - 16 de abril de 2025 10:57 am