Xangai, China, 22 de maio de 2024 (Agência de Notícias Xinhua) – Uma jornalista cidadã chinesa presa por cobrir o surto de coronavírus na cidade de Wuhan foi libertada após cumprir sua sentença.
Em 2020, Zhang Zhan, uma ex-advogada de Xangai, viajou a Wuhan, localizada na província de Hubei. Ela postou online relatos de primeira mão de cidadãos, incluindo aqueles que estavam sendo forçados a viver em condições difíceis. Ela também compartilhou reportagens sobre as respostas das autoridades ao surto.
Porém, ela foi detida pelas autoridades por espalhar informações falsas. Um tribunal a sentenciou a quatro anos de prisão por perturbar a ordem pública.
A sentença provocou críticas internacionais. O governo dos EUA divulgou uma declaração condenando fortemente a decisão do tribunal.
Zhang terminou de cumprir sua pena em 13 de maio. Em um vídeo divulgado por seus apoiadores na terça-feira (16), ela expressou gratidão pelo apoio e consideração que recebeu das pessoas.
Seus apoiadores dizem que ela está hospedada com a família, mas tem liberdade limitada. O comentário levou a especulações de que ela ainda está sendo vigiada pelas autoridades.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm