5.3 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 1:08: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão renova compromisso de trazer sequestrados de volta 20 anos após última cúpula com a Coreia do Norte

Secretário-chefe do gabinete japonês reforça promessa de repatriar cidadãos sequestrados pelo regime norte-coreano.

Tóquio, Japão, 23 de maio de 2024 (NHK) – Nesta quarta-feira (22), completam-se 20 anos desde a segunda cúpula entre Japão e Coreia do Norte, que resultou no retorno de cinco membros das famílias de cidadãos japoneses sequestrados por agentes norte-coreanos. O secretário-chefe do gabinete japonês renovou a promessa de trazer de volta os demais sequestrados.

Em 2002, o então primeiro-ministro do Japão, Koizumi Junichiro, visitou Pyongyang para uma cúpula com o então líder norte-coreano Kim Jong Il. Esta reunião levou ao retorno de cinco sequestrados.

Koizumi visitou Pyongyang novamente em 2004. Esta segunda cúpula resultou na mudança de cinco familiares dos sequestrados retornados para o Japão, vindos da Coreia do Norte. No entanto, as negociações estagnaram desde então.

O governo japonês afirma que pelo menos 17 de seus cidadãos foram sequestrados por agentes norte-coreanos nas décadas de 1970 e 1980. Doze deles ainda permanecem desaparecidos.

O secretário-chefe do gabinete do Japão, Hayashi Yoshimasa, disse na quarta-feira (22) que é extremamente lamentável que nenhum sequestrado tenha retornado nos últimos 20 anos.

Ele afirmou ter ouvido diretamente os apelos desesperados das famílias dos sequestrados e sentiu um renovado senso de urgência, reconhecendo que o tempo está se esgotando para resolver a questão.

Hayashi prometeu que o governo fará tudo o que estiver ao seu alcance para trazer todos os sequestrados de volta para casa o mais rápido possível.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img