Tóquio, Japão – 5 de maio de 2024 – O governo japonês revisou uma ordem do Ministério da Justiça para endurecer as regras para concessão de visto de residência para estudantes. Isso ocorre após ter sido revelado em 2019 que uma universidade em Tóquio perdeu contato com mais de 1.600 de seus alunos estrangeiros.
Segundo as novas regras revisadas em abril, as instituições educacionais devem ter uma gestão adequada de matrículas para aceitar estudantes internacionais. As medidas necessárias incluem acompanhar adequadamente a frequência dos alunos e registros de empregos de meio período.
Se uma escola não cumprir os requisitos, o status de residência estudantil não será concedido aos estrangeiros que ela aceitou até que melhorias sejam feitas.
Aqueles que planejam aprender a língua japonesa devem estar matriculados em uma escola de idiomas certificada pelo governo. O visto de residência estudantil não será emitido para aqueles que estudam o idioma como estudantes de pesquisa ou estudantes ouvintes.
A Agência de Serviços de Imigração informa que o número de estudantes internacionais visitando o Japão caiu mais de 90 por cento devido à pandemia de coronavírus, mas o número aumentou acima do nível pré-pandêmico para mais de 167.000 em 2022.
A agência de imigração afirma que a revisão tem como objetivo aceitar estudantes estrangeiros de maneira estável e suave.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm