Tóquio, Japão, 24 de maio de 2024 (Agência Kyodo) – O governo japonês está organizando um chamado diálogo 2+2 de ministros das relações exteriores e da defesa com as Filipinas, possivelmente em julho em Manila.
O Japão espera fortalecer a cooperação de segurança com as Filipinas em meio ao aumento das atividades chinesas nos Mares da China Oriental e Meridional.
A medida ocorre em um momento de crescentes tensões entre Manila e Pequim sobre o Mar da China Meridional. Navios da guarda costeira chinesa dispararam canhões de água contra embarcações de patrulha filipinas nessas águas.
Espera-se que a reunião reúna a ministra das Relações Exteriores do Japão, Kamikawa Yoko, e o ministro da Defesa, Kihara Minoru, bem como o secretário das Relações Exteriores das Filipinas, Enrique Manalo, e o secretário da Defesa Nacional, Gilberto Teodoro.
O governo japonês planeja tomar uma decisão final, levando em consideração se a atual sessão da Dieta será estendida.
Se realizado, o encontro seria o segundo do tipo. O primeiro ocorreu em 2022.
O Japão planeja confirmar que os dois países acelerarão as negociações para uma conclusão antecipada de um Acordo de Acesso Recíproco, um acordo visando preparativos tranquilos para exercícios conjuntos entre as Forças de Autodefesa do Japão e o militar filipino.
Espera-se que os ministros também troquem opiniões sobre novas exportações de equipamentos de defesa. O Japão entregou um sistema de radar às Filipinas no ano passado.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am