Dublin, Irlanda, 23 de maio de 2024 (Agência EFE) – Em meio à ofensiva contínua de Israel na Faixa de Gaza contra o grupo terrorista Hamas, a Irlanda, a Espanha e a Noruega anunciaram que reconhecerão um estado palestino.
Os primeiros-ministros dos três países europeus fizeram o anúncio separadamente na quarta-feira (22).
Simon Harris, da Irlanda, afirmou: “Os palestinos em Gaza estão sofrendo o mais terrível sofrimento, dificuldade e fome.” Ele também disse: “Acreditamos que a ‘paz permanente’ só pode ser garantida ‘com base na livre vontade de um povo livre’.”
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e Jonas Gahr Store, da Noruega, anunciaram movimentos semelhantes.
O reconhecimento dos países deve entrar em vigor em 28 de maio.
Com a guerra em Gaza sem fim à vista, observadores afirmam que os três países europeus estão tomando medidas concertadas para alcançar a paz com Israel e Palestina coexistindo como dois estados.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que garantirá que Gaza não represente mais uma ameaça para Israel, com a faixa sob controle de segurança total de Israel.
O grupo terrorista Hamas afirma que pelo menos 140 países até agora reconheceram o estado da Palestina.
Com outros países na Europa e em outros lugares, supostamente, tomando medidas em direção ao reconhecimento, espera-se que a pressão internacional sobre Israel se intensifique.
- Serviço Postal dos EUA suspende pacotes da China e Hong Kong - 7 de fevereiro de 2025 3:54 am
- Lucro da Toyota cai com queda nas vendas no Japão - 7 de fevereiro de 2025 3:40 am
- China pede diálogo com os EUA após tarifas adicionais - 7 de fevereiro de 2025 3:35 am