Gaza, Palestina, 17 de maio de 2024 – O exército dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira(16), a instalação de um cais temporário para entrega de suprimentos de ajuda na Faixa de Gaza. A situação humanitária no enclave continua crítica devido aos confrontos entre Israel e o grupo islâmico Hamas.
O Comando Central dos EUA afirmou que seu pessoal ancorou o cais em uma praia de Gaza por volta das 7h40, horário local. Segundo o comunicado, nenhum soldado dos EUA entrou em Gaza como parte desses esforços.
Caminhões transportando assistência humanitária devem começar a desembarcar nos próximos dias. As Nações Unidas receberão a ajuda e coordenarão sua distribuição.
O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou durante seu Discurso sobre o Estado da União em março que o cais possibilitará um aumento significativo na quantidade diária de suprimentos humanitários transportados para Gaza.
No entanto, a CNN relatou na semana passada que as condições climáticas e marítimas podem limitar severamente a capacidade de uso do cais flutuante, mesmo quando estiver operacional.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm