16.5 C
Kóka
sexta-feira, 20 setembro, 2024 10:24: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Indústrias começam a se recuperar na Península de Noto, atingida por terremoto no Japão central

Cervejaria de sake retoma produção e esforços para reiniciar pesca estão em andamento.

Ishikawa, Japão, 30 de maio de 2024 (Agência Notícias Kyodo) – Já se passaram quase cinco meses desde que um poderoso terremoto atingiu a Península de Noto, na província de Ishikawa, no Dia de Ano Novo. Uma cervejaria de sake na península que foi forçada a suspender a produção retomou suas operações.

A Cervejaria de Sake Kazuma, estabelecida em 1869, sofreu danos extensos no desastre. O solo afundou e um tsunami trouxe água lamacenta.

Produção de sake retomada
O fornecimento de água foi eventualmente restabelecido e a cervejaria retomou a produção no mês passado.

O trabalho de engarrafamento e rotulagem foi realizado na quinta-feira (30) e o sake recém-produzido agora enfileira as prateleiras das lojas.

Kazuma Ko, um funcionário da cervejaria, disse: “Honestamente, estou apenas verdadeiramente aliviado. Tudo o que tenho é um sentimento de gratidão por todos. Quero que todos provem o sake que fizemos com verdadeiro sentimento”.

Esforços para retomar pesca
Outras indústrias também estão se recuperando.

Esforços para retomar a pesca estão em andamento na cidade de Wajima. Uma dúzia de barcos pesqueiros foram transferidos na quinta-feira (30) para outro porto, pois o original foi danificado pelo terremoto.

O leito marinho subiu até cerca de dois metros com o tremor. Muitos barcos pesqueiros ficaram encalhados. E o leito marinho elevado dificultou a movimentação das embarcações para partes mais profundas do porto.

Trabalhos de dragagem estão em andamento para abrir uma passagem para os barcos. Alguns deles têm que ser movidos para dar espaço para a construção.

Hayase Kenjou, um pescador, disse: “Só podemos ganhar a vida se pescarmos algo, então espero que o porto possa começar a operar o mais rápido possível”.

A cooperativa pesqueira local planeja considerar se as operações de pesca podem ser retomadas em áreas onde as obras no porto foram concluídas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img