Honiara, Ilhas Salomão, 2 de maio de 2024 – Legisladores nas Ilhas Salomão selecionaram o ministro das Relações Exteriores e do Comércio, Jeremiah Manele, como o novo primeiro-ministro da nação do Pacífico Sul. A escolha indica que as Ilhas Salomão provavelmente manterão laços estreitos com a China.
Os legisladores votaram na quinta-feira (2), para escolher o sucessor do primeiro-ministro Manasseh Sogavare, cujo governo aprofundou as relações com a China.
Em 2019, as Ilhas Salomão romperam os laços diplomáticos com Taiwan e estabeleceram relações com a China. A nação insular assinou um tratado de segurança com Pequim três anos depois.
Sogavare anunciou na segunda-feira que não buscaria outro mandato como primeiro-ministro depois que o partido governante perdeu várias cadeiras nas eleições gerais de 17 de abril, embora tenha garantido mais do que qualquer outro partido.
Manele afirmou após a votação de quinta-feira que seu país continua no caminho da recuperação após a pandemia de COVID-19 e outros desafios. Ele acrescentou: “Não é uma tarefa fácil, mas entraremos em contato com todas as partes relevantes enquanto progredimos no caminho da recuperação.”
Em novembro do ano passado, Manele disse à NHK que está ciente de que grandes potências como os Estados Unidos e a China estão interessadas em seu país em termos de segurança.
Mas Manele observou que o apoio econômico e de outras naturezas da China é importante, afirmando que as Ilhas Salomão são um país pequeno e seu principal interesse é o desenvolvimento. Suas declarações sugeriram que não haverá mudança na posição pró-Pequim da nação insular.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am