Hong Kong, China, 28 de maio de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – A polícia de Hong Kong afirma ter prendido seis pessoas suspeitas de violar a nova legislação de segurança nacional por postar mensagens “sediciosas” no Facebook e incitar ódio contra as autoridades.
A mídia local relata que estas são as primeiras prisões sob a legislação que entrou em vigor em março.
Detidos por Postagens sobre Vigílias
Entre os seis presos na terça-feira (28) está Chow Hang Tung, ex-vice-presidente de um grupo que costumava organizar vigílias anuais para lembrar as vítimas da repressão na Praça da Paz Celestial em 4 de junho de 1989.
A página do Facebook em questão apresenta postagens sobre vigílias passadas.
Acusações de “Incitação”
A polícia afirma que os suspeitos visavam uma “data sensível iminente”, aparentemente referindo-se ao aniversário do incidente.
Eles também argumentam que as postagens tinham como objetivo provocar ódio contra os governos central e de Hong Kong e incitar internautas a organizar ou participar de atividades ilegais.
Vigílias Proibidas Recentemente
As vigílias em 4 de junho foram realizadas pela última vez em 2019, pois o governo reprimiu a comemoração em 2020, citando o coronavírus.
As autoridades estão em alerta máximo antes do 35º aniversário do incidente.
O secretário de Segurança, Chris Tang, instou os cidadãos a não serem incitados a participar de atos ilegais e que ameacem a segurança nacional.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm