Gaza, Territórios Palestinos, 5 de maio de 2024 (Agência Associated Press) – Três soldados israelenses foram mortos e 11 mais ficaram feridos em um ataque de foguetes reivindicado pelo Hamas contra uma área de preparação próxima à Faixa de Gaza no domingo, levando o exército a fechar um cruzamento de fronteira crucial.
Os soldados mortos foram identificados como:
- Sargento Ruben Marc Mordechai Assouline, 19, da Brigada Givati, Batalhão Shaked, de Ra’anana.
- Sargento Ido Testa, 19, da Brigada Givati, Batalhão Shaked, de Jerusalém.
- Sargento Tal Shavit, 21, da Brigada Nahal, Batalhão 931, de Kfar Giladi.
Suas mortes elevaram para 266 o número de soldados mortos na ofensiva terrestre de Israel contra o Hamas e nas operações ao longo da fronteira com Gaza.
Outros 11 soldados ficaram feridos, incluindo dois do Batalhão 931 e um do Batalhão Shaked em estado grave, segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF).
Ataque de Rafah
Mais de 10 foguetes foram disparados da área de Rafah, no sul de Gaza, no ataque, de acordo com a IDF. O grupo terrorista Hamas disse ter lançado uma barragem de foguetes de curto alcance contra uma concentração de tropas israelenses na fronteira, perto da comunidade de Kerem Shalom.
A maioria dos foguetes atingiu uma área onde as tropas estavam reunidas na fronteira, não muito longe do cruzamento de Kerem Shalom, que tem sido usado para entregar milhares de caminhões com ajuda humanitária a Gaza durante a guerra.
Cruzamento Fechado
Os soldados estavam guardando equipamentos militares trazidos para a ofensiva planejada da IDF em Rafah.
Após o ataque, o exército fechou o Cruzamento de Kerem Shalom para caminhões de ajuda humanitária.
De acordo com o exército, o ataque de foguetes foi realizado de uma área próxima ao Cruzamento de Rafah com o Egito, a cerca de 350 metros de um abrigo civil.
A IDF disse que o ataque foi “mais um exemplo claro da exploração sistemática que a organização terrorista Hamas faz de instalações e espaços humanitários para necessidades terroristas, usando a população civil como escudo humano”.
Resposta Israelense
As Forças de Defesa de Israel também realizaram ataques em Rafah em resposta, incluindo contra os lançadores e um prédio adjacente usado pelo Hamas, segundo o exército.
Mais de um milhão de civis palestinos estão abrigados na cidade mais ao sul de Gaza, considerada o último grande reduto do grupo terrorista Hamas.
Israel indicou repetidamente que pode lançar uma ofensiva em Rafah iminentemente se as negociações para um acordo de trégua e libertação de reféns falharem.
A escalada de violência ocorre em meio a temores de uma invasão terrestre em larga escala por Israel na Faixa de Gaza, o que poderia resultar em mais baixas civis e militares.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am