Saku, Nagano, Japão, 28 de maio de 2024 (Agência de Notícias NHK) – Governos locais no Japão estão tentando atrair trabalhadores remotos em um esforço para revitalizar suas comunidades. Eles estão incentivando as pessoas a adotarem arranjos de “residência dupla” entre suas próprias cidades e grandes centros urbanos.
Incentivos em Saku
A cidade de Saku, na prefeitura central de Nagano, fica a cerca de 70 minutos de Tóquio de trem-bala Shinkansen.
A cidade está oferecendo um auxílio-transporte para pessoas que vivem e trabalham remotamente em Saku e fazem viagens ocasionais de trabalho para a área de Tóquio. O pagamento é de até 20.000 ienes, ou cerca de 130 dólares, por mês.
Para ser elegível, os candidatos devem comprovar que seu endereço registrado está em Saku.
Espaço para Trabalhadores Remotos
A cidade já tem um local onde trabalhadores remotos podem se misturar com outros moradores. Autoridades dizem que os intercâmbios de ideias lá até levaram a novos produtos artesanais de refrigerante de cola.
O funcionário da cidade de Saku, Norihito Iwashita, disse: “Queremos preservar a população de Saku atraindo novas pessoas e mantendo a cidade como uma zona econômica”.
Incentivos Nacionais
Autoridades do governo central também estão planejando promover a ideia de “residência dupla”. Uma revisão legal permite subsídios para que municípios reformem casas vazias e estabeleçam locais para trabalho remoto.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am