Turim, Itália – 1º de maio de 2024 – Os ministros de energia do G7 concordaram em eliminar gradualmente a geração de energia a carvão até meados dos anos 2030, juntamente com um cronograma alternativo.
Os ministros encerraram as conversações de dois dias em Turim, Itália, na terça-feira (30). A reunião ocorreu após a conferência sobre mudanças climáticas COP28 da ONU no ano passado.
O comunicado emitido após a reunião afirma que o G7 encerrará o uso de carvão na geração de energia até meados dos anos 2030, “ou em um cronograma consistente com a manutenção de um aumento de temperatura de 1,5 grau Celsius ao alcance, de acordo com as trajetórias de emissão líquida dos países.”
O documento também insta outros países a apresentarem suas novas metas de redução de emissões para 2030 e além até o início do próximo ano.
O comunicado afirma que o G7 tem como objetivo triplicar a capacidade global de energia renovável até 2030. Define a meta de aumentar mais de seis vezes o armazenamento de energia para 1.500 gigawatts em relação aos níveis atuais por meio de baterias e outros métodos.
O comunicado também diz que as nações do G7 intensificarão a cooperação no apoio a países em desenvolvimento na África e outras regiões para ação climática.
- Ex-conselheiro do Fed é preso por espionagem para a China - 2 de fevereiro de 2025 8:44 am
- Trump assina ordem executiva sobre tarifas de importação - 2 de fevereiro de 2025 8:30 am
- Acidente de avião deixa vítimas fatais na Filadélfia - 2 de fevereiro de 2025 8:14 am